O cansaço pesa, mas eu quero rabiscar
- miojo maquia
- há 3 dias
- 1 min de leitura

Sempre acabo me sentindo culpado por não ser tão inteligente quanto gostaria. Por não ler tanto. Enfim.
O que é curioso, considerando que vivemos numa época em que muita gente se orgulha da própria ignorância. Talvez isso que eu sinto seja uma cicatriz, um trauma causado pela superexposição à informação. Informações terríveis, muitas vezes falsas.
Os efeitos da pandemia ainda não foram superados. Na verdade, acho que nem foram totalmente compreendidos. Nossa saúde mental e física, está em ruínas. E mesmo sentindo isso, a gente esquece. Ou finge que esquece.
O que me motivou a escrever hoje foram algumas notícias que li: casos de analfabetismo funcional interferindo diretamente no trabalho de professores. Educadores estão sendo impedidos de ensinar História, especialmente quando ela mostra como as religiões cristãs perseguiram (e ainda perseguem) religiões de matriz africana.
Eu não tenho religião. Para ser honesto, eu nem gosto de religião. Mas tentar apagar a História… isso deveria ser crime.
Fora isso: os conflitos globais, a crise climática, o desemprego, o aumento da violência (muitas vezes vinda do próprio governo), a privatização de serviços essenciais, a precarização do trabalho...
Sufocante, né?
Hoje em dia, parece que toda conversa na internet precisa ser extremamente embasada. E isso escancara o quanto somos ignorantes. Eu, pelo menos, tenho sentido minha capacidade de aprender diminuir. Ou talvez seja o interesse que está sumindo. A depressão faz isso com a gente.
Eu só queria desenhar com meus amigos. Rabiscando, sonhando, falando de tudo.
Parece que esse tempo passou.
E eu fiquei.

Comments