Indie web
- miojo maquia
- 15 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de abr.
Cada vez mais ouço falar sobre isso. Primeiro foi há um ano atrás com um vídeo dessa artista, LuvstarKei.
Acho que cai de paraquedas nesse assunto por estar procurando plataformas para por meu portifólio. No vídeo ela aponta o sufocamento que muitos de nos estão sentindo em relação as mídias sociais. E como o consumo de "conteúdo", assim como nossas interações estão cada vez mais vazias. E eu concordo.
Recente mente me deparei com o Neocities, considerado o sucessor espiritual do Geocities. Artista, pessoas interessadas nessa estética (internet das antigas) e saudosos dos blogs pessoais estão fazendo sua paginas. E tá lindo de ver, é inevitável cada um colocar um pouco si no visual das páginas, que se você parar para pensar é total a ideia de se fazer um blog pessoal, diferente do que as redes sociais tem se tornado, um oceano vazio de personalidade, design clean e confortável para vc passar bastante tempo lá.
Mas na indie web, os sites são, em grande parte, feios, com botão desnecessários, decorações piscantes e maravilhosos! Tem um ser humano atras da quilo, que esta mais interessado em compartilhar suas criações, do que nos números, seja por hobbie ou trabalho. Talvez minha opinião sobre o aspecto estético seja enviesado, porque eu gosto muito do estilo Harajuku, que compartilha a característica de poluição visual, a alto expressão acima da funcionalidade, a liberdade de ser uma bagunça.
Então que venham os mouses purpurinados, as músicas que não sabermos de onda caralhos esta vindo, os "obrigado pela visita", as lista de links, as cores vibrantes e os gifs toscos.
Faca aqui o meu incentivo, pratique seus hobbies, tenha um lugar com a sua cara na internet. Não porque talvez "de certo", se você tá se divertindo, se expressando, já está valendo.
Citei o Neocities, mas tem varias plataformas de criação de site/blog. Eu inclusive não tenho capacidade ainda de lidar com a programação, mas até lá isso não vai me impedir de tem meu espaço aqui.
Aproveitando o post para deixar aqui alguns sites legais que eu andei fuçando:
Em algum momento esse meus choramingos nostálgicos vão acabar e vou começar a aproveitar de fato o momento.
Ah! E feliz dia do desenhista :)
15/04

Comments